sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Como tem sido preparado o Tutor?

A depender da instituição, a forma de avaliação do Tutor é muito diferente uma da outra.

Cutucando na internet, encontrei um material da UNISUL, contendo um conjunto de oficinas acerca da EAD. Recortei uma parte de uma oficina, que aqui se segue.


O feedback na educação a distância: ferramentas desempenho e tutor
Conteúdos: O Feedback como instrumento de motivação e aprendizagem na EaD. Tipos de feedback. O Feedback nas ferramentas do AVA: Tutor e Desempenho.


Carga Horária: 12h/a

Objetivos: Capacitar
o professor tutor para a elaboração de feedbacks para as dúvidas, críticas, sugestões e atividades de avaliação a distância enviadas pelos alunos nas atividades a distância.


A ênfase geralmente dada à capacitação de tutores diz respeito principalmente ao feedback. O mesmo precisa atender a critérios, como:
* Funcamentação;
* Delicadeza;
* Clareza;
* Objetividade;
* Possibilidade de diálogo.

Você acha que outros aspectos devem ser elencados? Então me ajude! Estou aguardando.
Abraços.

Um comentário:

Erica C Brito disse...

É bom ver com que rapidez o EAD tem tomado proporção no Brasil, essas questões que serão levantadas dos princípios da docência e as diversas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem é de suma importância para este novo método de ensino.
O professor e o tutor tem um papel fundamental e significativo no resultado do aprendizado do aluno, o profissional desta área tem que estar antenado as inovações tecnológicas e sempre buscar meios mais acessíveis para que os estudantes tenham acesso a informações verdadeiras. Um tutor qualificado estará apto para transformar alunos em bons profissionais, pessoas que sejam dinâmicas, criativas, conhecedor do procedimento íntegro do mercado onde atua, entre outras características, por isto, é importante avaliar a formação dos professores e tutores.